O IEPA participou, neste sábado (21/9), de mutirão para limpeza do Rio Amazonas, realizado na orla do bairro do Perpétuo Socorro, zona leste de Macapá.

A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. A iniciativa foi promovida pela Associação de Velejadores do Amapá (AVAP) em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e contou com a participação de universidades, pesquisadores e da comunidade local.

“Essa é uma ação muito importante de conservação ambiental, preservação do rio e de consciência ecológica. Além da limpeza do local, estamos aproveitando o momento para estreitar laços com a comunidade local, já que essa é uma área que já teve encalhes de mamíferos aquáticos e a coleta de lixo favorece a preservação das espécies que estamos interessadas”, explica a bióloga Claudia Silva, do IEPA.

Em 500 metros da orla foram coletados quase 1 tonelada de lixo (896 quilos), entre pneus, garrafas pet e de vidro e sacolas plásticas, que poluíam a orla e o Rio Amazonas. O material foi entregue para a Zeladoria Urbana da prefeitura de Macapá, para ser encaminhada para o aterro sanitário municipal.

“Precisamos valorizar esse privilégio que é viver às margens desse nosso oceano mar, que é o Rio Amazonas”, afirma Eliton Franco, presidente da Avap.

Compartilhe essa notícia: