Uma tartaruga cabeçuda encontrada na praia de Barrinha, no município do Cajueiro da Praia, no Piauí, foi encaminhada para Centro de Reabilitação do Instituto Tartarugas do Delta, em Luís Correia, também no Piauí.

A tartaruga batizada como “Jatobá Caburezinha”, foi encontrada por crianças do Instituto Caburé, estava debilitada, com a respiração ruim e machucada na região da cabeça.

“A equipe do Instituto Caburé acionou imediatamente do ITD que orientou para os primeiros socorros e procedimentos de resgate, não devolvendo o animal ao mar e mantendo a tartaruga em uma sombra, até o momento do resgate”, conta Werlanne Magalhães, bióloga e coordenadora do Instituto Tartarugas do Delta.

“Essa parceria entre os diferentes projetos e institutos que trabalham na região, reforçado pelo trabalho de comunicação social, fortalece as ações de conservação ambiental”, destaca.

Tartaruga cabeçuda é encaminhada para Centro de Reabilitação do Instituto Tartarugas do Delta
Tartaruga cabeçuda é encaminhada para Centro de Reabilitação do Instituto Tartarugas do Delta

A equipe do Instituto Caburé aproveitou o momento para sensibilizar os caburezinhos sobre a importância do cuidado com a praia, oceanos e animais marinhos.

“Sem oceano, não há vida e muito menos esportes. Na grande maioria, esses animais estão sofrendo por consequência das ações humanas e foi muito triste ver ela lutando para conseguir respirar. Precisamos praticar a educação ambiental imediatamente nas escolas de todo o brasil e estimular a responsabilidade social e econômica das comunidades costeiras”, afirma Camila Marinho, do Instituto Caburé.

Esperamos que a Caburezinha consiga se recuperar e retornar para o mar!

Compartilhe essa notícia: