Águas profundas – Águas oceânicas situadas em áreas com lâmina d’água, em geral, entre 300 metros e 1.500 metros.

Águas rasas – Profundidade d´água entre 0 (zero) e 300 metros.

Águas ultraprofundas – Águas oceânicas situadas em áreas com lâmina d’água, em geral, acima de 1.500 metros.

ANP – Sigla para Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Órgão regulador de setor de petróleo e gás natural no Brasil.

Área de aquisição de dados – Espaço onde haverá aquisição de dados.

Área de manobra – Espaço necessário para o deslocamento da embarcação sísmica entre as linhas.

Área de Proteção Ambiental (APA) – Área destinada à proteção de diversidade biológica.

Bacia – Trecho da crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem conter petróleo e gás natural, associados ou não.

Bacia Sedimentar – Depressão na crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem ser portadoras de petróleo e gás, associados ou não.

Biodiversidade – Conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região

Bioma – Conjunto de vida vegetal e animal, identificado em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes.

Bloco – Pequena parte de uma bacia sedimentar onde são desenvolvidas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Campo (de Petróleo ou de Gás Natural) – Área produtora de petróleo ou gás natural.

E&P – Sigla para Exploração e produção de petróleo e gás natural.

EIA/Rima – Sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente. A produção do EIA/RIMA é exigida do empreendedor pelo órgão ambiental para que este possa avaliar a viabilidade ambiental de um empreendimento durante a fase de licenciamento.

Exploração – Etapa que envolve o mapeamento e interpretação de dados geofísicos e geológicos, para a identificação das áreas com maior potencial para a ocorrência de acumulações de petróleo e gás natural.

ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). É responsável por gerir, proteger, monitorar e fiscalizar as 340 Unidades de Conservação Federais (UC) existentes em todo o país.

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima é o órgão executivo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e por diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais (água, flora, fauna, solo, etc). Também cabe a ele conceder licenças ambientais para empreendimentos de sua competência.

Lâmina d’água – Distância entre a superfície da água e o fundo do mar.

Licenciamento ambiental – Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizem recursos ambientais consideradas potencialmente poluidoras ou que podem causar danos ambientais.

Margem Equatorial – Região geográfica que compreende o Norte e Nordeste do Brasil e que se estende da foz do rio Oiapoque ao litoral norte do Rio Grande do Norte, abrangendo as bacias hidrográficas da foz do rio Amazonas, Pará-Maranhão, barreirinhas, Ceará e Bacia Potiguar.

Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima – Órgão do Governo Federal, é responsável pela política nacional do meio ambiente.

Offshore – Localizado ou operado no mar.

Produção – Etapa que sucede a exploração quando há a descoberta de uma acumulação de petróleo ou gás natural e é feita a declaração de sua viabilidade comercial. Essa etapa envolve a perfuração dos poços produtores, a instalação da infraestrutura de produção e a produção propriamente dita do óleo e do gás.

Preservação – Conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas.

Recuperação – Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original.

Reserva – Recursos descobertos de petróleo e/ou gás natural comercialmente recuperáveis a partir de determinada data.

Reservas provadas – Reservas de petróleo e/ou gás natural que, com base na análise de dados geológicos e de engenharia, se estima recuperar comercialmente de reservatórios descobertos e avaliados, com elevado grau de certeza e cuja estimativa considere as condições econômicas vigentes, os métodos operacionais usualmente viáveis e os regulamentos instituídos pela legislação petrolífera e tributária brasileira.

Reservatório – Configuração geológica dotada de propriedades específicas, armazenadora de petróleo ou gás, associados ou não.

Restauração – Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.

Rota de navegação – Corresponde ao caminho realizado pelas embarcações de apoio e assistente, entre as bases de apoio e a área da atividade

Royalties – Compensação financeira paga à União pelas empresas produtoras de petróleo e gás natural no Brasil.

Sísmica – Entre outras tecnologias exploratórias, o método sísmico é o mais utilizado pelos geólogos e geofísicos. Consiste basicamente numa fonte de energia (sonora) e receptores. 1) Sinais sonoros são emitidos da fonte para as camadas de rochas em sub-superfície; 2) parte da energia sonora é refletida nas interfaces entre as diferentes camadas de rochas; 3) os sinais refletidos são captados pelos receptores e; 4) por meio de computadores são transformados em imagens refletindo a distribuição e outras propriedades das camadas rochosas em sub-superfície. A Composição, Conteúdo de Fluidos, Geometria e Extensão são alguns dos atributos que podem ser extraídos dos dados sísmicos.

Uso sustentável – Exploração de recursos naturais garantindo a perenidade dos processos ecológicos e mantendo a biodiversidade, de forma socialmente justa e economicamente viável.

Volume recuperável – Volume de petróleo ou gás que pode ser recuperado de um reservatório.

Zona Costeira – Faixa marinha que se estende 12 milhas mar afora, compreendendo a totalidade do mar territorial, e uma faixa terrestre formada pelos municípios que sofrem influência direta dos fenômenos ocorrentes na zona costeira (defrontantes com o mar ou não).

Compartilhe essa notícia: