O Instituto BioMA apresentou, para representantes de órgãos públicos do estado do Pará, o Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos durante a reunião de planejamento das ações da operação “Verão 2024”.

Considerada a maior ação anual do Sistema de Segurança Pública do estado do Pará, a operação ocorre até outubro, durante o chamado verão amazônico, nas principais praias e balneários paraenses e conta com ações educativas em todas as regiões do Estado.

“Daí, a importância da nossa presença, para divulgar as ações de monitoramento de praia e educação ambiental do projeto e entender como podemos contribuir para a operação”, explica a bióloga Angélica Rodrigues, do Instituto BioMA.

O evento aconteceu na sexta-feira (5/7), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) instalado em Salinópolis, na Praia do Atalaia.

O Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos é uma exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA para a pesquisa e levantamento de dados geológicos nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.

O Instituto BioMA realizará o atendimento de encalhes de mamíferos aquáticos e tartarugas, monitoramento embarcado, ações de divulgação, além de oficinas de comunicação e educação ambiental.

Compartilhe essa notícia: