O Projeto Quelônios Aquáticos do Maranhão (Queamar), recebeu, no dia 15 de maio, o veículo para monitoramento de praia e atendimento a resgates de animais marinhos.

Também foi adquirido um quadriciclo 4×4, e para estruturação dos laboratórios da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, mobiliário clínico e de escritório, além de uma diversidade de materiais para atendimento e resgate de animais nas praias.

“O quadriciclo é um dos equipamentos mais importantes para o Queamar e para a realização da pesquisa do PAMA, pois vai facilitar na obtenção da coleta de dados, que é notificar a frequência dos encalhes, saber quais espécies, observar prováveis causas de morte quando o animal está em estágio de decomposição que possibilite essa detecção etc. Enfim, os principais objetivos de estudos com tartarugas marinhas só podem ser alcançados com o quadriciclo”, afirma a bióloga Larissa Barreto, do projeto Queamar.

Serão realizadas ainda, com recursos do projeto, obras de reforma e adequação da base do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Atins e no Instituto Federal do Maranhão, em Barreirinhas.

Para a bióloga do projeto Queamar, a infraestrutura viabilizada pelo Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos nas Bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas (PCMC) irá proporcionar o aumento da produção acadêmica, permitindo que alunos e pesquisadores possam aprender novas técnicas de laboratório e possam participar das atividades de campo.

“Isso a curto prazo. Mas a médio e longo prazo, o aumento da produção científica possibilitará um maior número de publicações em decorrência das melhorias da infraestrutura”, afirma.

Compartilhe essa notícia: