A sede do Instituto Bicho D’água em Soure, no Pará, passa por uma grande reforma que irá proporcionar melhor infraestrutura para a reabilitação de animais marinhos encontrados na região.

Com a obra, garantida pro Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos nas Bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas (PCMC), a base ganha novas portas e janelas, reboco e pintura interna e externa, instalação de revestimentos cerâmicos em pisos e paredes, novo telhado, adequações elétricas, hidráulicas e sanitárias, passarelas de concreto para acesso de veículos e pedestres, uma área para reabilitação de animais, além de eletrodomésticos, mobiliário de escritório e clínico, e caixas d’água para estabilização dos animais marinhos.

Está previsto ainda a criação de uma área para reabilitação de peixes bois, que será instalada na base do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A instalação contará com uma área destinada ao atendimento e nutrição dos animais.

Em abril, foi realizada a entrega de uma caminhonete 4×4 que será utilizada como veículo de campo do Instituto nos monitoramentos de praia e atendimentos a encalhes.

Já no Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal/PA, foram instaladas caixas d’água para peixes bois e tartarugas em fase de reabilitação, além de uma piscina de 11.000L e duas de 5.000L, para animais de maior porte.

O Instituto recebeu ainda um gerador de energia elétrica, balanças, eletrodomésticos e mobiliário de escritório, smartphones, notebooks, GPS, Rádio comunicador de longo alcance, binóculos, lanternas, eletrodomésticos, câmera fotográfica profissional, além de equipamentos médico veterinários (centrífuga, microscópio, foco clínico, etc.), mobiliário clínico e para escritório.

Também será realizada, na UFPA, uma adequação de um espaço destinado ao IBD, para melhor comodidade durante o atendimento aos animais, com ambulatório, sala de nutrição e área de reabilitação coberta.

Compartilhe essa notícia: