Os parceiros do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos nas Bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas (PCMC) vêm se beneficiando com melhorias nas bases, com adequação e ampliação de instalações e aquisição de equipamentos.

A base do Instituto Tartarugas do Delta, por exemplo, ganhou um novo cercamento de divisa e um portão de acesso à sala de necropsia que facilitará o trabalho da equipe com a chegada de animais para realização de procedimentos. Também foram instalados toldos em lona emborrachada nas áreas de reabilitação de mamíferos e tartarugas, melhorando o conforto térmico dos animais.

A base também foi contemplada com um contêiner escritório, um gerador de energia de grande porte que dará suporte ao funcionamento de todo o Instituto durante os períodos de falta de energia, que ocorrem com frequência na região, e um quadriciclo 4×4 que irá complementar o trabalho de monitoramento de praias, especialmente em locais onde veículos não conseguem acesso e também nas pequenas ilhas do Delta do Parnaíba.

“Luís Correia é uma cidade turística e em algumas épocas do ano, com o aumento do fluxo de visitantes na cidade, registramos problemas com a falta de energia. Com a aquisição do gerador estaremos minimizando problemas causados pela falta de energia. A aquisição do quadriciclo para realização dos monitoramentos de praia também é fundamental para que seja desenvolvida as atividades de levantamento de dados reprodutivos, não reprodutivos e regaste de animal marinho na região da APA Delta do Parnaíba”, afirma Werlanne Magalhães, bióloga e coordenadora do Instituto Tartarugas do Delta.

Também foi fornecido um veículo 4×4 que possibilitará o deslocamento da equipe para monitoramento de praias e atendimento a encalhes.

Além disso, o Instituto Tartarugas do Delta recebeu novo mobiliário médico veterinário, smartphones, GPS, notebook, binóculos, eletrodomésticos e mobiliário para escritório.

Compartilhe essa notícia: