A equipe do Instituto Tartarugas do Delta (ITD) resgatou uma tartaruga marinha na praia da Carnaubinha, Luís Correia (PI), no último dia 06 de julho.

A equipe do Instituto, acionada por populares, encaminhou o animal da espécie Chelonia Mydas, conhecida como tartaruga verde, para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Instituto Tartarugas do Delta.

“Realizamos o resgate de uma tartaruga verde juvenil conhecida popularmente como aruanã e cientificamente, como Chelonia mydas, com 45 cm de comprimento de carapaça e pesou 9,15 kg. Estava com dificuldade na natação e mergulho e encaminhamos para o Centro de Reabilitação do Instituto para acompanhamento clinico”, explicou a bióloga Werlanne Magalhães, coordenadora do ITD.

Após avaliação clínica realizada pelo veterinário da equipe, Igor Carvalho, foi identificado nódulos compatíveis com fibropapiloma, de forma difusa, ao longo do corpo se concentrando em nadadeiras anteriores e posteriores com tamanho variados, e na região ocular bilateral, dificultando a visão do paciente do animal.

Instituto Tartarugas do Delta (ITD) resgata tartaruga verde na praia da Carnaubinha
Instituto Tartarugas do Delta (ITD) resgata tartaruga verde na praia da Carnaubinha

A tartaruga, batizada como Mel, continua em observação e será devolvida para natureza, quando apresentar quadro de saúde satisfatória.

O ITD iniciou, em junho, o monitoramento de praias em Luís Correia e Cajueiro da Praia, no Piauí.

A iniciativa faz parte do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos, exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA para a pesquisa e levantamento de dados geológicos nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.

Compartilhe essa notícia: