O Instituto BioMa realizou treinamentos sobre o monitoramento de cetáceos, nos municípios de Bragança e Salinópolis. A capacitação contou com a participação de 84 pessoas distribuídas em duas turmas.

Em Bragança, o treinamento foi realizado no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Bragança e contou com a participação de técnicos do ICMBio, Corpo de Bombeiros, secretaria municipal de Meio Ambiente de Bragança e estudantes do curso de pesca do IFPA.

Em Salinópolis, o treinamento aconteceu nas dependências da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contou com a participação de técnicos da secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salinópolis e de Augusto Corrêa além de estudantes do curso de licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Em ambos os munícipios foram apresentados os procedimentos que devem ser realizados no atendimento a um encalhe, medidas importantes a serem tomadas até a chegada da equipe de resgate.

Foram apresentadas ainda algumas espécies marinhas mais recorrentes na região, como cetáceos e tartarugas marinhas bem como suas principais características, comportamentos, anatomia e fisiologia e concluindo com a apresentação de técnicas para a realização da identificação dessas espécies.

Os participantes tiveram a oportunidade de observar algumas dessas espécies na atividade prática com as peças taxidermizadas.

“Com a interação deles, foram levantadas questões a serem respondidas de acordo com o conteúdo apresentado no treinamento. Os participantes avaliaram que o treinamento foi uma excelente oportunidade para se capacitar e saber o que fazer quando encontrarem esses animais. Além de terem a certeza de poder entrar em contato com o BioMA e serem atendidos”, destaca a bióloga Angélica Rodrigues, do Instituto BioMA.

O treinamento faz parte do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC), exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA para a pesquisa e levantamento de dados geológicos nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.

“O curso foi muito bom. Atendeu muito além do esperado. Aprendi muito sobre como atuar no salvamento desses animais”, conta Benedito Navegantes Ferreira, fiscal da secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Augusto Corrêa.

Para Jéssica Matos, secretária de Meio Ambiente do município de Salinópolis, o treinamento foi de grande importância para o trabalho
da secretaria no município.

“Esse é um conhecimento que precisamos, já que na costa da nossa região acontecem muitas situações de encalhes. Agora vamos estar preparados para dar pelo menos os primeiros atendimentos para esses animais e para fazer a sensibilização da comunidade sobre a importância de avisar a secretaria e outros órgãos ambientais quando ocorrerem situações de encalhe”, avalia.

Kenedy Ygor, aluno do curso Técnico em Pesca do IFPA de Bragança, destaca a importância acadêmica do conteúdo.

“Muitos alunos não tem conhecimento desse assunto. O treinamento vai ajudar na elaboração de trabalhos técnicos na área”, afirma.

Compartilhe essa notícia: