A equipe do projeto Queamar resgatou, na quinta-feira (15/8), uma tartaruga-verde (chelonia mydas), na Praia do Caburé em Barreirinhas, no Maranhão.

Apelidada de Paulina, a tartaruga, de 82,3cm de comprimento, 74,4 cm de largura e aproximadamente 70 kg, encontrada com uma nadadeira fraturada, desidratada, flutuabilidade positiva e muitos fibropapilomas – tumores de pele que podem também afetar órgãos internos –, foi realizado o encaminhamento e atendimento inicial, estabilização e está na base do ICBIO realizando tratamento.

“A presença de fibropapilomas pode prejudicar o deslocamento e alimentação dos animais, causando debilidade e levar até a morte”, explica Paula Mesquista, veterinária do Queamar.

Segundo ela, a tartaruga foi encontrada por um grupo de turistas.

“Um guia de turismo, que estava fazendo o percurso de praia do Barro Vermelho-Caburé com um grupo, avistou a tartaruga e informou o ICMBio, que é nosso parceiro na região, que nos acionou e fomos realizar o atendimento do encalhe”, conta.

Projeto Queamar resgata tartaruga-verde em Barreirinhas
Projeto Queamar resgata tartaruga-verde em Barreirinhas

Monitoramento de praias

O Queamar iniciou, em julho, o monitoramento de praias em Barreirinhas.

A iniciativa faz parte do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos, exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA para a pesquisa e levantamento de dados geológicos nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.

Disque-Encalhe

O Queamar mantém um Disque-Encalhe. Para ocorrências em que sejam avistadas tartarugas encalhadas na região de Carutapera a Paulino Neves, no Maranhão, entre em contato pelo telefone: (98) 98487-8789.

Ao entrar em contato, é importante detalhar o maior número de informações, enviando, se possível, fotos e vídeos, localização e pontos de referência, pois os profissionais que irão atuar no caso precisam ter total conhecimento da situação.

Compartilhe essa notícia: