Pesquisadores do Iepa e Ifap estiveram, nesta terça-feira (12/11), no município de Amapá, distante cerca de 320km de Macapá, realizando uma campanha de sensibilização do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC) com a equipe da Estação Ecológica Maracá-Jipióca, unidade de conservação do ICMBio.

O encontro aconteceu na sede do ICMBio no município pela parte da manhã. Os agentes foram orientados sobre como agir ao ver animais marinhos encalhados e também receberam materiais para ajudar no resgate.

“Nós entregamos a eles uma cuba (de isopor), piscina inflável, lona, guarda sol, toalhas, lençóis, luvas, máscaras… Tudo isso para que eles manuseiem os animais de forma mais segura e consigam conservá-los até a nossa chegada”, detalhou a geógrafa Cláudia Funi.

O agente temporário ambiental José Luís Barata recebeu a camisa da campanha “Eu sou amigo do mar”. Apesar de estar na reserva Maracá-Jipióca desde 1988, ele disse que a sensibilização foi um importante momento de aprendizado.

“Para nós é mais um aprendizado para poder ajudar a fauna, a natureza. Com certeza, a gente aprendeu muito para ajudar os bichinhos”, celebrou Barata.

O piloto Ney Figueiredo contou que viu oito botos encalhados no último inverno e que, com os novos conhecimentos, agora pode contribuir ativamente para a identificação da causa de possíveis novos encalhes.

“Vai ser uma campanha muito boa. A gente estar ajudando vocês nesse trabalho, no dia-a-dia, encontrar esses animais para vocês para identificarem o que aconteceu”, explicou o piloto.

Sobre o PCMC

O Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos busca analisar encalhes de baleias, botos e golfinhos.

Para isso, estudam a bula timpânica: estrutura óssea no ouvido do animal que apresenta alterações quando este tem alguma interação com atividades sísmicas.

“Mesmo que o animal esteja morto, é importante que a gente seja acionado. Ainda que a bula timpânica esteja muito deteriorada, podemos identificar se a espécie é de água doce ou salgada, além disso pode nos ajudar em outros estudos”, explicou a bióloga Cláudia Silva.

A execução do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos é uma exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama.

Disk Encalhe (WhatsApp)

Compartilhe essa notícia: