A bióloga e coordenadora do Instituto Tartarugas do Delta, Werlanne Magalhães, visitou, nesta quinta-feira (19/12), as instalações do Instituto Bicho D’água, no Pará.
“Aproveitamos a visita da Werlanne para fazer uma Roda de Conversa com a equipe dos Instituto e voluntários do Instituto de Medicina Veterinária, da UFPA Castanhal. Werlanne, de forma muito generosa, nos presenteou com sua vasta experiência no monitoramento, manejo de tartarugas marinhas, e nas atividades socioambientais que o ITD desenvolve na APA Delta do Parnaíba”, conta Renata Emin, bióloga e presidente do Instituto Bicho D’água. “Para nossa equipe foi um momento riquíssimo de aprendizado, e estímulo aos estudantes que estão escolhendo as linhas de pesquisa que pretendem investir”, avalia.
“Tivemos uma tarde muito agradável de troca de experiências, que com certeza vão somar em melhorias para o trabalho já desenvolvido pelo IBD. Agora estamos ansiosos pelo próximo encontro em uma visita ao ITD, lá no Piauí, para conhecer um pouco a região e vivenciar o manejo com tartarugas marinhas”, acrescenta Renata.
Para Werlanne, o formato de trabalho em rede, realizado pelo Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos, proporciona a formação de uma grande equipe de trabalho nas regiões Norte e Nordeste do país.
“Poder compartilhar nossa vivência de campo com equipe do Bicho d’agua foi muito gratificante”, afirma Werlanne. “Tivemos a oportunidade de conhecer as instalações, falar sobre a rotina de trabalho com os peixes-boi e as dinâmicas dos monitoramentos de praias realizado na região. Foi um momento importante para conhecer novos profissionais, outras realidades de campo e fortalecer parcerias institucionais”, conclui.