A equipe do IEPA realizou nesta quarta-feira (29/1), na Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-6 de Santana, a 17km de Macapá, mais uma campanha de sensibilização ambiental do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC).
“Repassamos algumas técnicas de primeiros atendimentos em caso de encalhe e distribuímos cartões com os números do disk encalhe para acionamento “, conta Claudia Funi, pesquisadora do IEPA. “A colônia informou que cerca de 50 pescadores associados atuam na área costeira do município, podendo auxiliar nas atividades do PCMC”, acrescenta.
Realizado desde o ano passado, o Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC) foi uma exigência do Ibama estabelecida no processo de licenciamento ambiental da pesquisa marítima para levantamento de dados geológicos da TGS nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira.
As atividades incluem o monitoramento de praias – para atuar e analisar encalhes de baleias, botos e golfinhos – e ações de educação ambiental em comunidades locais.
O PCMC disponibiliza ainda números para acionamento em casos de encalhe de animais marinhos:
Disk Encalhe (WhatsApp)
(96) 99206-3344
(96) 99116-3712