O Norte e o Nordeste do Brasil abrigam algumas das mais importantes reservas biológicas e biomas marinhos do país. Da Foz do Rio Amazonas, ao Delta do Rio Parnaíba, passando pelo Parque dos Lençóis Maranhenses, a biodiversidade na extensa faixa litorânea dessas regiões é uma das mais ricas do país, sendo crucial a sua proteção e preservação.

Nesse sentido, a comunicação exerce um papel fundamental para combater narrativas desinformativas, construir e disseminar conhecimentos e educar a sociedade sobre o meio ambiente dessas regiões.

O objetivo desta plataforma é justamente este: produzir e distribuir conteúdo jornalístico de qualidade, consolidando um repositório de informações confiáveis e um canal de comunicação permanente com instituições de pesquisa, com institutos e órgãos ambientais, com universidades e laboratórios, com a imprensa regional e nacional, com as comunidades da região e com a sociedade em geral.

A iniciativa faz parte do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos, exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA para a pesquisa e levantamento de dados geológicos nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.

Dentre os objetivos específicos do projeto estão:

– Produzir e distribuir conteúdo jornalístico e informativo (reportagens, entrevistas, postagens para redes sociais) que possa ampliar o conhecimento sobre o meio ambiente da região;

– Divulgar, informar e esclarecer os diferentes públicos sobre os aspectos técnicos das operações de exploração em andamento na região;

– Registrar, de forma jornalística e informativa, os resultados das iniciativas dos parceiros do projeto;

–Comunicar, conscientizar e orientar as comunidades costeiras sobre as atividades desenvolvidas.

Acreditamos que, com isso, estaremos dando maior robustez ao Programa de Comunicação Social exigido pelo Ibama como parte do processo de licenciamento ambiental dos projetos marítimos de óleo e gás na Margem Equatorial Brasileira, e deixando um legado de comunicação e informação para as regiões.