Nesta terça-feira (6/5), bolsistas do IEPA acompanharam a avaliação clínica do peixe-boi Bernardo Dias, que encalhou há um mês na comunidade de São Bernardo, em Afuá, no Pará.

A atividade aconteceu no Bioparque da Amazônia. Foi realizada a análise de sangue, biometria e pesagem do animal. Os estudantes puderam participar do treinamento de manejo clínico dos peixes-boi e coleta de sangue.

O peixe-boi foi batizado como Bernardo Dias, em homenagem à comunidade em que foi encontrada e ao policial militar SGT Marcos Dias que o carregou até a Companhia Fluvial do Batalhão Ambiental da PM-AP, onde o animal passou por avaliação e recebeu os primeiros atendimentos.

Bolsistas do IEPA acompanham avaliação clínica do peixe-boi Bernardo Dias
Bolsistas do IEPA acompanham avaliação clínica do peixe-boi Bernardo Dias

O IEPA realiza o monitoramento de praias e ações de educação ambiental em comunidades locais em todo o litoral do Amapá até o norte da Ilha do Marajó, no Pará.

A iniciativa faz parte do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC) da TGS, exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA para a pesquisa e levantamento de dados geológicos nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira.

Compartilhe essa notícia: