O Instituto BioMA recebeu, nesta quarta-feira (19/2), em sua sede, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a visita de técnicos do licenciamento ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), do country manager da TGS no Brasil, João Correa, e de pesquisadores do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM).
“Durante a visita, apresentamos os avanços na execução do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC) da TGS na Costa Paraense e Foz do Rio Amazonas”, conta Angélica Rodrigues, bióloga e pesquisadora do Instituto BioMa.
“Também levamos o grupo para conhecer o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Selvagens (CETRAS) e o Laboratório de Patologia, espaços físicos da UFRA que passaram por reformas e adaptações viabilizadas por recursos do PCMC da TGS, para atender as demandas do projeto”.
No dia seguinte, a comitiva se deslocou até o município de Bragança, nordeste paraense, para conhecer a vila de pescadores de Ajuruteua, uma das áreas atendidas pelo PCMC. Durante a visita ao município foi possível uma breve reunião com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ubiranilson Oliveira para alinhar ações futuras entre o BioMA e as secretarias de meio ambiente e de pesca.
O PCMC é uma exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama para a pesquisa da TGS na Margem Equatorial brasileira.



