“O gesto simbólico é uma demonstração do quão somos gratos pelo engajamento das comunidades nas ações de conservação da megafauna aquática na área de atuação do IBD”, destaca a bióloga Renata Emin, coordenadora do Instituto.
O Instituto Bicho D’água iniciou a entrega de camisetas da Campanha “Eu sou amigo do mar” para os colaboradores do Instituto. Colaborador antigo do IBD, seu Nilson, pescador da Reserva Extrativista Marinha de Soure, na Ilha de Marajó, foi o primeiro a receber a camiseta, no dia 19 de outubro.
“Nossa equipe agradeceu por todo o apoio do seu Nilson em orientar a equipe nas travessias dos igarapés do Barco e Glória, durante os monitoramento periódicos da Praia do Araruna”, explica a bióloga Renata Emin, coordenadora do Instituto.
No dia 29 de outubro, foi a vez do IBD visitar a família do estudante de biologia e pescador Álvaro Dione Santos Leal e seu Catita. Eles resgataram a tartaruga-cabeçuda batizada de Olga Marinha, no dia 25 de outubro, na Vila do Pesqueiro. Dione conta que Olga foi encontrada na praia bastante debilitada por seu pai, seu Catita, que pediu ajuda do filho para resgatá-la. Essa informação chegou ao Instituto Bicho D’água, que rapidamente acionou sua rede de parceiros locais (ICMBio, SEMMA Salvaterra, moradores da Vila do Pesqueiro) para fazer o transporte de Olga o mais rápido possível para o Hospital de Animais Silvestres da UFPA em Castanhal.
“Na ocasião da entrega da camiseta da campanha, nossa equipe ainda ouviu diversos relatos de Dione e de seu Catita, demonstrando que os cuidados com a conservação da natureza não vem de hoje”, conta Renata. “Eles são verdadeiros amigos do mar! “, destaca a coordenadora do IBD.
Já no dia 30 de outubro, a equipe do Instituto foi até a sede do Sindicato dos Pescadores Artesanais e Aquicultores do Arquipélago do Marajó (SINDPESCAM). Na ocasião, foram recebidos pelo seu Josué, o mesmo que colaborou com resgate de uma tartaruga-verde no dia 26 de outubro. Seu Josué contou de como foi o resgate da tartaruga-verde e da felicidade em vê-la voltando pro mar. Manifestou, ainda, interesse em apoiar as ações que o IBD desenvolve na região. Na oportunidade, foram entregues as camisetas da campanha “Eu sou amigo do mar” para esses colaboradores.
“O gesto simbólico é uma demonstração do quão somos gratos pelo engajamento das comunidades nas ações de conservação da megafauna aquática na área de atuação do IBD”, destaca Renata.