Área de abrangência: Litoral do Piauí e praias do Delta do Parnaíba, nos municípios de Tutoia e Araioses, no Maranhão

O projeto Tartarugas do Delta iniciou em 2006 as ações de conservação com tartarugas marinhas no litoral piauiense.

Em 2010 o projeto foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Ambiental – PPA e recebeu patrocínio para ampliação das ações dos trabalhos de monitoramento de praia, educação ambiental e envolvimento comunitário.

Em julho de 2012, o projeto foi transformado em pessoa jurídica e passou a ser reconhecido como Instituto Tartarugas do Delta.

Em 2013 o Instituto participou na seleção pública do Programa Petrobras Socioambiental e foi contemplado no edital com o patrocínio da Petrobras, para execução do projeto Biodiversidade Marinha do Delta – BIOMADE em parceria com o SESC Piauí, projeto TAMAR e ICMbio.

Como resultado importante foram marcadas as primeiras fêmeas de tartarugas marinhas no litoral piauiense e identificadas áreas prioritárias para conservação de tartarugas marinhas, boto-cinza, cavalo-marinho.

Objetivos
Desenvolver trabalhos de pesquisas, envolvimento comunitário, conservação e educação ambiental com tartarugas marinhas no litoral piauiense.

Atividades

Projetos recentes

Em 2012: Projeto Biomade – Patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental com o objetivo de realizar o levantamento da Biodiversidade marinha do Delta através de monitoramentos de praia na região da APA Delta do Parnaíba.

Em 2018: Projeto Rotas da Conservação – projeto realizado com o objetivo de realizar o monitoramento via satélite da Dermochelys coriacea. Financiado com Recursos de Pesquisa & Desenvolvimento obrigatórios nos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em 2020: Projeto de Manejo de Fauna Marinha Contaminada Por Óleo na Bacia do Ceará e Margem Equatorial Brasileira. Financiado pela Empresa Premier Oil do Brasil Petróleo e Gás Ltda.

Em 2023: Projeto de Avaliação das Interferências das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural sobre Tetrápodes Marinhos. Prestação de serviço para atendimento a fauna oleada marinha realizado em parceria com a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos – AQUASIS.

Notícias sobre o Instituto Tartarugas do Delta

Tartarugas do Delta inicia monitoramento de praias no Piauí

Contato

Compartilhe essa notícia: