A equipe do Instituto Tartarugas do Delta (ITD) foi acionada, nesta quarta-feira (28/8), para realizar o resgate de uma tartaruga da espécie caretta caretta na praia do Peito de moça, Luís Correia, no Piauí.

A tartaruga, de 81,8cm de comprimento, 72,5cm de largura e 55Kg, encontrada com edemas e fissura no crânio, e encaminhada para o centro de reabilitação, para acompanhamento clínico e quando possível, ser devolvida para a natureza.

O Instituto foi acionado por um morador da região, pelo número do disque-encalhe.

“Além do número do disque-encalhe, alguns acionamentos são feitos no nosso perfil no Instagram”, explica Werlanne Magalhães, bióloga e coordenadora do Instituto Tartarugas do Delta.

Instituto Tartarugas do Delta resgata tartaruga em Luís Correia, no Piauí
Instituto Tartarugas do Delta resgata tartaruga em Luís Correia, no Piauí

O ITD iniciou, em junho, o monitoramento de praias em Luís Correia e Cajueiro da Praia, no Piauí.

A iniciativa faz parte do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos, exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA para a pesquisa e levantamento de dados geológicos nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.

O Instituto mantém um Disque-Encalhe, para ocorrências em que sejam avistados animais marinhos no Litoral do Piauí e praias de ilha no Delta do Parnaíba. O número é (86) 99968-0197.

Ao entrar em contato, é importante detalhar o maior número de informações, enviando, se possível, fotos e vídeos, localização e pontos de referência, pois os profissionais que irão atuar no caso precisam ter total conhecimento da situação.

Compartilhe essa notícia: