O trabalho do Projeto Queamar, um dos parceiros ambientais do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC), foi destaque em matéria no JMTV 1ª Edição, da TV Mirante, sobre o resgate e reabilitação de tartarugas no Maranhão.

“O projeto Queamar, na Universidade Federal do Maranhão, recebe animais marinhos resgatados no estado. Aqui, biólogos, veterinários e pesquisadores tentam salvar animais que muitas vezes chegam em situação grave. Só nesse ano foram quatro tartarugas resgatadas. No laboratório do curso de oceanografia, as espécies que chegam animais passam por tratamentos e cuidados”, diz a reportagem.

A matéria foi produzida após uma tartaruga ser encontrada por bombeiros em uma rede de pesca na praia da Ponta D’areia, na região metropolitana da capital maranhense.

O animal foi devolvido para o mar.

Larissa Barreto, coordenadora do projeto Queamar, explica que o animal deveria ter sido levado para um centro de reabilitação.

“Esse é o procedimento. Não pode devolver para o mar”, explicou Larissa.

Marcos Gaia, engenheiro de pesca da secretaria de Meio Ambiente do Estado do Maranhão, reforçou, na matéria, a necessidade de ações para conscientizar pescadores na costa maranhense.

“É preciso evitar que se deixem soltos materiais de pesca, resíduos, pedaços de redes que vão ficar à deriva no mar, a chamada pesca fantasma, e que algum animal pode acabar ficando preso e vai ocasionar exatamente o que aconteceu com essa tartaruga, mas que pode acontecer com golfinhos e outras espécies”, observa o engenheiro de pesca.

Veja aqui a íntegra da matéria.

https://globoplay.globo.com/v/13024387

Compartilhe essa notícia: