O Projeto Queamar resgatou, nesta quinta-feira (5/9), na praia do Caburé, município de Paulino Neves, no Maranhão, uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). A equipe foi acionada por um pescador que notificou o encalhe.

A tartaruga adulta, fêmea, mede 1,52 m de comprimento e 1,14 m de largura, foi encontrada enrolada em uma rede de pesca.

Ao chegar ao local, o animal já estava sendo atendido pela equipe técnica do Instituto Amares. A equipe do Queamar iniciou então o procedimento de estabilização da tartaruga, que foi encontrada com a nadadeira direita amputada por interação com redes de pesca e com nadadeira esquerda machucada, também apresentando ferimentos na carapaça.

Quemar resgata tartaruga-de-couro na praia do Caburé
Quemar resgata tartaruga-de-couro na praia do Caburé

A tartaruga foi transferida no mesmo dia para a base do Instituto Tartarugas do Delta (ITD), no município de Luís Correia, no Piauí, onde segue com acompanhamento clínico conjunto das equipes do ITD e Queamar.

“O rápido atendimento do Queamar, Amares e ITD prova a eficácia do Projeto de Monitoramento de Praias, como também a integração e parceria entre as entidades envolvidas”, observa o professor Flávio Lima, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), que coordena o projeto na região.

A iniciativa faz parte do Projeto de Caracterização e Monitoramento de Cetáceos (PCMC), exigência estabelecida no processo de licenciamento ambiental conduzido pelo IBAMA para a pesquisa e levantamento de dados geológicos nas bacias do Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.

Compartilhe essa notícia: